Como não perder suas fotos e outros arquivos

A resposta é bem simples: Backup!

Como proceder:

Outros arquivos:

  • Veja este post: Backup Online.  Para fotos, o backup online é inviável, pois os arquivos são muito grandes.
  • Como exemplo, meu material de aula está em nove locais diferentes, entre online, DVD, pendrives e HDs externos.

Fotos:

  • Para garantir que as fotos do seu cliente não se percam, é necessário seguir certos métodos.
    Lembre que qualquer método de armazenamento, como CD/DVD, HD externo, pendrive, etc. pode apresentar falhas, então quanto mais redundante, melhor.
  • CD/DVD: É uma mídia fixa (exceto os RW) e que não tem eletrônica envolvida. Grave sempre com velocidade baixa e peça para o software fazer a verificação pós-gravação. Não deixe exposto à luz. Pode apresentar falha de leitura.
  • Pendrive e cartão de memória da câmera: Contém eletrônica e portanto sujeito a falhas.
  • HD Externo: O menos confiável. Contém diversas peças eletrônicas além de discos e a cabeça de leitura. Sensível à qualquer batida, ainda mais quando estiver lendo/gravando.
  • Em estúdio: Eu dificilmente uso mais de um cartão de memória na câmera. Vou passando as fotos para um notebook. Com isto já tenho as fotos em dois locais. Depois do ensaio, as fotos vão para um HD Externo e deste para um PC, onde são colocadas em dois HDs internos. Já são cinco locais.
    • No dia seguinte, todas as fotos vão para um DVD e após a seleção, novo DVD. Agora tenho as fotos em sete locais. Após a finalização do tratamento. Novo DVD.
    • Após a entrega do álbum, aos poucos vou apagando as fotos dos outros locais, mas por precaução, crio ainda mais uma cópia do DVD onde fiz a última gravação de backup.
  • Em externa:Em eventos que ocorrem numa data única, como casamentos, por exemplo, utilize vários cartões de 8GB e um notebook. Um assistente descarrega as fotos para o notebook e as grava em DVD. O ideal é que estes DVDs sejam passados para outra pessoa, que os transportará de maneira independente do notebook e cartões. Esta recomendação é pensando no pior, um assalto. Neste sentido, você também deve transportar a câmera sem nenhum cartão dentro. Leve os cartões escondidos.

Como citar:

Fique à vontade de usar este artigo em seu trabalho acadêmico. Para facilitar sua vida, aí vai a maneira correta, seguindo as normas da ABNT:

NEUMANN, Edgar. Como não perder suas fotos e outros arquivos. Disponível em <https://edgarneumann.wordpress.com/2016/11/28/como-nao-perder-suas-fotos-e-outros-arquivos&gt; Acesso em xx/xx/xxxx (coloque a data em que você acessou este post).

Advertisements

About edgarneumann

Sou fotógrafo e professor de fotografia especializado em fotografia sensual e nu artístico. I'm a photographer and photography teacher specialized in sensual and nude photography.
This entry was posted in Fotografia, Informática and tagged , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s