Power Bank – Dicas e Informações

Escrevo para ajudar a quem, como eu, nunca havia adquirido um Power Bank.

Testei quatro modelos sem marca, meramente escrito Power Bank em cima e com os símbolos CE e FCC, que representam a certificação para a Europa e Estados Unidos, respectivamente e ainda o RoHS, que se refere ao uso de metais não pesados em eletrônicos.

Eles são úteis para dar carga em aparelhos como celulares, tablets e até câmeras, como GoPro, que podem ser carregados via porta USB. IMPORTANTE: Verifique sempre com o fabricante do equipamento sobre a compatibilidade e preste atenção quanto a carga e voltagem. Um Power Bank não compatível pode danificar o equipamento.

Os três primeiros:

Com capacidade nominal de 12.000 mAh (12 Ah), custaram R$30,00 e não funcionaram. Eles tinham quatro luzinhas que indicavam a quantidade de carga armazenada. Na primeira carga, três luzinhas estavam ligadas e em uma hora, todas as quatro, indicando carga total.

Assim que conectei o Power Bank ao celular, três luzinhas apagaram e a última ficou ligada cerca de 15min. O celular recebeu somente 10% de carga.

Fiz novos testes deixando o Power Bank carregando com o carregador do celular, por 24 e 48 horas, sempre com o mesmo resultado e comportamento das luzinhas, além do carregador e o Power Bank ficarem frios depois de uma ou duas horas. Se estivesse carregando, ficaria pelo menos morno. Isto aconteceu com todos os três modelos.

Obs: O celular estava ligado, mas com todos os aplicativos e a tela desligados. Isto afeta a capacidade de carga, mas esses carregadores estavam com algum problema no circuito de carga e provavelmente também na bateria interna, além de informar uma capacidade nominal acima da real e ainda, eram muito leves, o que também pode indicar que não tem a capacidade informada.

Desisti deles e troquei por uma lanterna!

Algumas semanas depois, encontrei um com capacidade nominal de 10.800 mAh. Apesar da capacidade ser menor daqueles que testei antes, o tamanho físico é quatro vezes maior e portanto as baterias tem mais capacidade.

O modelo que uso atualmente (testes e gráficos mais abaixo):

Este modelo tem painel digital, indicando a carga em porcentagem, o que facilita bastante o controle, indicando de um em um, enquanto o sistema de quatro luzinhas, indica de 25 em 25%.

– A carga do Power Bank: Quando descarregado, a carga é inicialmente rápida, quando vai chegando próximo aos 100%, o tempo se prolonga. O ideal é deixar chegar aos 100%.
– Marca: O ideal é escolher uma marca reconhecida no mercado, como Samsung, por exemplo, mas normalmente o preço é alto.
– Indicador de carga: Prefira o painel digital, pelo que expliquei acima.
– Capacidade de carga: Quanto maior, melhor, mas também mais caro.
– Saídas: O Power Bank pode ter uma ou mais saídas. Especificamente este que comprei, tem duas, uma de 1 Ah e outra de 2,1 Ah.
– Peso: Esse modelo tem 215 g. Como mencionei, os modelos que não funcionaram eram bem mais leves.
– Onde comprar: Prefira lojas confiáveis que realmente vão dar garantia. Evite comprar pela Internet. Se não funcionar, a troca vai ser uma dor de cabeça.
– Onde eu comprei: Esse modelo que está funcionando corretamente, eu encontrei em Porto Alegre na loja My Mobile, que fica na parte de baixo do Carrefour Passo d’Areia, onde tem diversas lojas. A loja trabalha também com outros acessórios para celular, como capas e cabos. Este modelo com painel digital custou R$85,00, mas tem outros modelos.

Explicando a capacidade de carga: Se o carregador tem a capacidade de carga de 10.800 mAh e a bateria do seu celular é de 2.600 mAh, o aparelho carregaria o celular, 4,15 vezes (10800 / 2600), porém todo equipamento elétrico/eletrônico gera calor e consequente perda de energia. Não fiz testes neste sentido ainda, mas estimo que até três cargas sejam possíveis.

Fotos de celular mostrando a frente, atrás (com os detalhes técnicos) e os cabos. Coloquei um adesivo indicando a carga de saída das portas USB, pois a indicação no carregador é minúscula.

PB500pxVolt+Carga400pxCabos400px

Testes:

Os gráficos mostram os diversos testes, tanto da carga do próprio Power Bank utilizando o carregador do celular como do Power Bank carregando o celular, com a carga em porcentagem e o tempo em minutos.

Notem que quanto mais próximo dos 100% de carga no Power Bank, mais demora.

Com o celular ligado, obviamente a carga demora mais.

Carga do Power Bank – Testes 1 e 2:

Carga-do-Power-Bank---Teste-1

Carga-do-Power-Bank---Teste-2

Carregando o celular com o Power Bank:

  • Teste 1: Celular ligado, mas sem aplicativos em uso.

PB-Cel-Teste1

  • Teste 2: Celular desligado.

PB-Cel-Teste2

  • Teste 3: Celular ligado, mas sem aplicativos em uso.

PB-Cel-Teste3

  • Teste 4: Celular ligado usando o Whatsapp.

PB-Cel-Teste4

Atualização em 13/08/2016:

Infelizmente, depois de uns três meses sem usar, o Power bank não está mais aceitando carga, ficando em zero, mesmo depois de horas na tomada.

As baterias de NiCd ou NiMH, perdem a carga com o tempo, podendo, depois de alguns meses, ficar sem carga, mas não sem vida útil.

Como exemplo, tenho duas câmeras antigas. Coloco elas em carga uma vez por ano e funcionam. Claro que a carga não dura como antes.

Outro exemplo: Utilizo raramente um flash externo. Para este, tenho três jogos de baterias NiCD Sony, com cerca de 7 anos de idade. Apesar de usá-las duas a três vezes por ano, continuam aceitando carga. A duração da carga, depois destes anos todos, eu estimo em 50%.

Sugestâo: Adquirir um Power Bank de marca reconhecida com garantia mais longa.

 

Advertisements

About edgarneumann

Sou fotógrafo e professor de fotografia especializado em fotografia sensual e nu artístico. I'm a photographer and photography teacher specialized in sensual and nude photography.
This entry was posted in Eletrônicos and tagged , , , , . Bookmark the permalink.

4 Responses to Power Bank – Dicas e Informações

  1. Melk Reis says:

    Muito bom, obrigado por esse artigo, é realmente o que eu estava procurando para a compra de um PB, os gráficos deixaram tudo mais claro de se entender e ter uma noção das cargar, simplesmente perfeito, ajudou muito!

    • edgarneumann says:

      Muito obrigado, Melk, porém, depois do teu comentário, resolvi tirar o Power Bank do armário e vi que ele não aceita mais carga.
      Vou acrescentar este texto ao post:
      Obrigado por comentar.
      Atualização em 13/08/2016:

      Infelizmente, depois de uns três meses sem usar, o Power bank não está mais aceitando carga, ficando em zero, mesmo depois de horas na tomada.

      As baterias devem ter chegado ao fim da vida útil, apesar de ter usado poucas vezes. A vida útil deveria ser de no mínimo três anos.

      Este tipo de bateria requer que se utilize e recarregue o aparelho com frequencia. Ficar três meses sem usar poderia resultar em perda da vida útil, mas não total. Em suma, ou as baterias já estavam com problema ou são de péssima qualidade.

      Duas sugestões: Adquirir um Power Bank de marca reconhecida com garantia de um ano ou usá-lo com frequencia.

  2. Troner says:

    Er… Mas é o mínino de conhecimento popular, que aparelhos de bateria devem ser usando ao menos uma vez a cada mês

    • edgarneumann says:

      Olá, Troner!
      Isto depende da tecnologia. As baterias de níquel-cádmio tem este problema, as de NiMH, também, mas de forma mais atenuada. As usadas mais recentemente, Íons de lítio, não sofrem com isto.
      De qualquer forma, coloquei “Ficar três meses sem usar poderia resultar em perda da vida útil, mas não total”. Parar de usar por um tempo, não faz com que ela perca totalmente a função, como aconteceu. Além disto, no manual não há indicação de que devo usá-la uma ver por mês.
      Troner, não sou engenheiro eletrônico, entendo de eletrônica por ter sido Radioamador e pela experiência. Por exemplo, tenho duas câmeras antigas com baterias de níquel-cádmio e elas ainda funcionam, apesar de eu testá-las uma vez por ano ou até dois anos.
      Claro que um Powerbanks deste tipo, não tem qualidade.
      Abraços

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s