Como fazer backup e sincronismo de arquivos online gratuitamente versão 2

Esta é uma versão atualizada do artigo que publiquei em janeiro de 2014.
Leia também a versão 1, pois tem informações que não repito aqui: Como fazer backup e sincronismo de arquivos online gratuitamente versão 1.

Com a instalação do Windows 10, a funcionalidade do Onedrive exige que eu logue no computador com uma conta Microsoft. Como não quero, desisti dele e procurei alternativas, encontrando duas com excelente espaço:

MegaSync: 50GB de espaço free. Nos primeiros dias de teste, o upload foi um pouco lento e as vezes simplesmente parava. Depois normalizou.

Adrive: 50GB de espaço free. (deixou de ser free – vide mais abaixo). Janela que indica os uploads que estão ocorrendo com a respectiva velocidade. Mais rápido que o MegaSync e sem interrupções.

O problema do Adrive é que a sincronização precisa ser agendada, não é imediata como em todos os outros sistemas. O tempo mais curto é de 15min, o que não é de todo ruim, mas se você salvar  um arquivo nele e desligar o computador é bem provável que não sincronizará e você não terá este arquivo em outro computador. Lembre de clicar em Sync Now antes.

Outro problema é quando arquivos são atualizados em dois computadores sem ter havido a sincronização. Vai ocorrer um conflito de data/hora, abrindo uma janela listando o conflito e perguntando o que fazer. Dá para configurar para não perguntar, mas seria ideal que o sistema ficasse com os dois, renomeando um deles para eu dedidir depois, como ocorre no Onedrive automaticamente.

O melhor do Adrive, além do enorme espaço é a possibilidade de escolher diversas pastas para sincronizar (como acontece no Cubby).

O Adrive também permite escolher pastas somente para backup e ainda um drive virtual.

Eu sempre uso os softwares de gerenciamento de arquivo dos serviços, mas o Adrive permite outras formas de acesso como ftp e ainda por outros softwares, mas isto eu não testei.

Outros com menos espaço:

– Atualização sobre o Dropbox: Há alguns meses meu Dropbox subiu para 50,75GB de espaço free. Não lembro a razão e nem se tem prazo limitado, mas no site ainda informa 2GB free para contas novas.

Syncplicity com 10GB. Pode sincronizar qualquer pasta como o Cubby, porém não há uma opção direta para isto, sendo necessário parar um sincronismo para reativar em outra pasta. Para ver os detalhes na página de suporte clique aqui.

Alguns que não testei, mas parecem interessantes:
Copy, com 15GB.
PCloud com 10GB.
BitCasa com 5GB.
DumpTruck com 5GB.

Atualização em 19/09/2015 sobre o MegaSync e o Adrive:

Inicialmente eu abandonei o MegaSync pelos motivos citados acima, porém alguns problemas aconteceram com o Adrive que me fizeram usar o MegaSync novamente.

Há cerca de duas semanas apaguei do meu computador uma pasta que fica dentro da pasta de sincronismo. Normalmente, no momento da sincronização, esta pasta também é removida da minha conta online, mas não foi isto que aconteceu. Na sincronização, o Adrive Desktop queria baixar os arquivos que estavam dentro desta pasta e os procurava na raiz ao invés de dentro da pasta. É óbvio que não estavam na raiz e por isto o sistema não os encontrava, gerando um erro e interrompendo o sincronismo. Nada mais sincronizava. Fiz várias tentativas inclusive o contatando o suporte técnico, que não conseguiu resolver. Depois de vários dias e tentativas a situação voltou ao normal, mas quase desisti do serviço.

Ontem, com a finalidade de melhor organizar uma pasta, acrescentei uma nova pasta dentro desta, que já continha cerca de 4GB de arquivos de vídeo. Movi a maioria destes arquivos, cerca de 3GB para a nova pasta. Para meu espanto, o serviço apagou os arquivos movidos e começou novamente o upload a partir do meu computador, o que levaria muitas horas. Serviços normais de sincronismo fazem este processo internamente, movendo e renomeando pastas online, evitando o re-upload. Mandei email para o suporte. Vou aguardar a resposta, mas acredito que não será satisfatória e eu desistirei definitivamente do Adrive.

Atualização em 02/10/2015:

O Adrive retornou meu questionamento dizendo que não pretendem mudar o sistema de como ocorre o sincronismo e ontem terminou meu trial da versão paga. Pensei em fazer o downgrade para a versão free de 50GB, porém esta possibilidade não existe mais desde 24/09. O preço de US$2,50 por mês, pelo que sei, ainda é o mais barato do mercado.

Atualização em 01/05/2016:

O Copy foi descontinuado.

Atualização em 18/11/2016:

O Cubby, citado na versão 1 deste post, foi descontinuado em 16/11/2016.

Sobre edgarneumann

Sou fotógrafo e professor de fotografia especializado em fotografia sensual e nu artístico. I'm a photographer and photography teacher specialized in sensual and nude photography.
Esse post foi publicado em Informática e marcado , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Como fazer backup e sincronismo de arquivos online gratuitamente versão 2

  1. Pingback: Como não perder suas fotos e outros arquivos | Edgar Neumann's Blog

Deixe um comentário