Como fazer backup e sincronismo de arquivos online gratuitamente

Se você trabalha em vários computadores, é interessante sincronizar os arquivos, mantendo-os sempre atualizados, sem depender de HD externo ou pendrive. Para isto, basta acessar a Internet com o software fornecido pelo serviço. Os seus arquivos ficam armazenados nos servidores deles, assim você tem backup online e também em cada computador.

Baixe o aplicativo, instale em seus computadores e comece a trabalhar com mais versatilidade e segurança. Tudo que você apaga, adiciona ou altera em um computador, vai automaticamente para os servidores do serviço e posteriormente, quando você acessar outro computador com o software instalado, ocorre a sincronização dos arquivos.

Experimente com dois computadores lado a lado. Apague o arquivo em um deles e verá, em alguns segundos, o arquivo ser apagado do outro computador.

Para evitar a perda de dados, a maioria dos serviços mantém uma lixeira, onde você pode procurar arquivos excluídos acidentalmente.

Eu testei todos os listados abaixo, que oferecem um espaço gratuito e espaço adicional pago.

Eles são aprovados por sites especializados em informática, porém lembre que nada é absolutamente seguro, já que você não tem domínio de onde os arquivos são armazenados.

Sugiro não armazenar arquivos confidenciais, mas se for necessário, faça criptografia.

Um dos melhores não terá mais espaço gratuito a partir de fev/2014, por esta razão vou desativá-lo. Trata-se do Sugarsync. A grande vantagem dele é que posso selecionar qualquer pasta do computador para sincronizar simplesmente arrastando para a janela do aplicativo. A maioria dos serviços cria somente uma pasta na qual você deve copiar ou mover os arquivos e pastas a serem sincronizados. A alternativa é o Cubby, com funcionamento igual.

Com o Box Sync também dá para arrastar pastas, mas a sincronização entre computadores só é possível pela pasta única que o aplicativo cria. Para evitar que inicie junto com o Windows, só removendo pelo Msconfig. Não usa a janela do aplicativo para upload, só pela interface web.

Os serviços gratuitos, como o Box Sync, por exemplo, limitam o tamanho do arquivo em 250Mb. O Google Drive pode ser interessante para quem usa o Google Docs.

Dos listados, abandonei dois:

– O CX por ser pouco configurável. Insiste em manter uma janela listando as pastas por cima das outras após aberta. Não tem como configurar para não iniciar junto com o Windows. É necessário eliminar pelo Msconfig. Na verdade, ele também não sincroniza automaticamente, eu tenho que buscar isto baixando os arquivos no outro computador, o que tira a função principal.

– AVG Live Kive: Sincroniza pastas, mas a seleção delas é bem mais complicada que em outros softwares.

Hoje eu uso:

– O Cubby da LogMeIn, apesar do upload de arquivos grandes demorar mais do que em outros serviços.

– O 4Sync por causa do grande espaço.

– O Skydrive (atualmente Onedrive) por causa do Windows Phone. O Box Sync também tem para WP, mas requer estar conectado para acessar os arquivos, portanto não é sincronismo.

Praticamente abandonei:

– O Dropbox, pelo espaço minúsculo.

Abaixo uma tabela com notas em uma escala de 0 a 10, que refletem a minha opinião e necessidades, como uma prática interface com o usuário, rapidez na sincronização e espaço oferecido gratuitamente. Tabela Obs: Em dez/2013, o Skydrive (atualmente Onedrive) ofereceu mais 20Gb grátis, válido até dez/2014.

Links: 4 Sync AVG Live Kive Box Sync Cubby Cx Dropbox Google Drive Skydrive Sugarsync

Em 09/04/2014 o AVG Live Kive foi extinto.

Em 11/10/2014 o 4Sync deixa de ser gratuito.

Em 04/10/2015, numa nova pesquisa, vi que o Box Sync não tem mais versão gratuita.

Atualização de agosto/2015: Como fazer backup e sincronismo de arquivos online gratuitamente versão 2

Advertisements

About edgarneumann

Sou fotógrafo e professor de fotografia especializado em fotografia sensual e nu artístico. I'm a photographer and photography teacher specialized in sensual and nude photography.
This entry was posted in Informática and tagged , , , . Bookmark the permalink.

2 Responses to Como fazer backup e sincronismo de arquivos online gratuitamente

  1. Pingback: Como fazer backup e sincronismo de arquivos online gratuitamente versão 2 | Edgar Neumann's Blog

  2. Pingback: Dicas para quem quer ser professor | Edgar Neumann's Blog

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s