Por que Canon e não Nikon?

Primeiro quero esclarecer que é a minha opinião, a minha preferência. Ressalto também que em termos de qualidade, ambas são equivalentes.

Essa opinião é baseada na experiência em aula, onde já atendi mais de 1300 alunos, a grande maioria usando Canon ou Nikon.

Quando comprei minha primeira Canon há oito anos, analisei 15 câmeras de quatro ou cinco marcas. Casualmente preferi a Canon.

As razões de preferir a Canon:

  • A principal: Na Nikon, um EV para mais ou para menos, selecionado no modo P, influencia no modo M, causando erros de fotometria. (Não sei se isso ocorre em todas as câmeras da marca).
      • Exemplo: Você está no modo Manual com a fotometria zerada e apesar disto a foto fica escura. Verifique se o EV esta apontando para negativo. Obs: Não vou entrar em pormenores de Modo de Medição.
  • A Nikon é invertida na escala do EV. Aí os “Nikonzeiros” dizem, “ah, mas é a Canon que é invertida”. Bom, o que prova que a Nikon é invertida, é a possibilidade de se inverter a posição da escala EV pelo menu em alguns modelos, como por exemplo a D90,  D5100 e a D7000 (procure por Reverse Indicators).
  • A Nikon é invertida na colocação da lente. Isso é só pra acrescentar mais um item já que obviamente não faz diferença nenhuma. hehehehe.
  • Para quem tem uma Nikon de modelo mais simples, como as das séries 3000 e 5000, precisa comprar lentes mais caras, AF-S para ter foco automático. A AF Nikkor 50mm f/1.8D custa US$125,00 e a AF-S Nikkor 50mm f/1.8G SWM, custa US$220,00.
  • Apesar de eu não usar, o botão de trava de fotometragem da Canon tem um uso mais prático que o da Nikon, pois aperto o botão e o recurso fica ativo por quatro segundos, enquanto que na Nikon é necessário ficar pressionando o botão.

Mas tem algo que não gosto na Canon? Tem sim, duas coisas:

  • O chato na Canon é ter Tv ao invés de S e Av ao invés de A
  • As Full Frame não tem flash, obrigando o usuário a ter um acessório para disparar um flash remoto.
  • Para quem gosta de Time Lapse, a maioria das Canon não tem intervalômetro embutido, necessitando de um computador para isso.
Advertisements

About edgarneumann

Sou fotógrafo e professor de fotografia especializado em fotografia sensual e nu artístico. I'm a photographer and photography teacher specialized in sensual and nude photography.
This entry was posted in Fotografia and tagged , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s